Para quem gosta de animais e de histórias emocionantes e que nos fazem ter fé na humanidade, este documentário é recomendadíssimo. Shelter Me é um filme curtinho (apenas 56 minutos), mas que vai ficar na memória.
Apresentado pela atriz Katherine Heigl, que também adotou um cão de abrigo, o filme conta três histórias inspiradoras: pelo trabalho do abrigo de cães Los Angeles Animal Control, acompanhamos a história de dois cães que estavam vagando pelas ruas, foram resgatados e mais tarde adotados, ganhando um novo lar e uma nova chance. Um deles foi relatado como “um pit bull branco muito agressivo que estava solto na rua” pela pessoa que ligou para o abrigo. Quando a funcionária o encontrou, o animal mostrou-se muito dócil, e veio correndo quando ela o chamou, aceitou os carinhos e não resistiu ao ser colocado no veículo. Sammy foi adotado rapidamente por uma moça que se apaixonou por ele, e hoje está feliz em seu novo lar.
A segunda história mostra o projeto Canine Support Teams, que há 25 anos treina cães de serviço para pessoas com deficiência e problemas de mobilidade. Os cães são escolhidos nos abrigos pelo seu temperamento e potencial, e levados à penitenciária (California Institute for Women) para serem treinados por detentas. Elas ficam com os cães 24 horas durante vários meses, e treinam os animais inclusive durante as horas de trabalho (sim, as detentas trabalham normalmente lá, além de serem voluntárias do projeto). Este é um projeto em que todos ganham: os animais, que recebem atenção e carinho talvez pela primeira vez na vida; os abrigos, que conseguem encaminhar bem os animais resgatados; as pessoas que recebem um cão de serviço e podem ter mais independência pessoal; e as detentas, que fazem um lindo trabalho, sentem-se úteis e são realmente reabilitadas: a taxa de reincidência entre ex-detentas que participaram do projeto é zero, e todas mais tarde adotam um cão de abrigo, quando saem da prisão.
Por fim, a terceira história mostra dois projetos similares, Freedom Service Dogs e Pets for Vets, que treinam cães de serviço para veteranos de guerra que sofrem do Transtorno do Estresse Pós-traumático (PTSD, em inglês) e têm depressão e dificuldade em ter uma vida normal depois de voltarem da guerra. Os cães são selecionados entre os animais de abrigos, e os veteranos contam depoimentos emocionantes de como os cães salvaram sua vida. É impressionante ver a sensibilidade dos bichinhos, que sentem quando seu dono está emocionalmente alterado e demonstram seu afeto e apoio imediatamente.
“Ela sabe quando eu não estou bem. Ela sabe quando estou com problemas, ou ansiedade, e ela vem cheirar minha mão, me lamber, colocar a pata sobre mim, sabe? Ela me faz sentir que não estou mais sozinho, eu tenmho alguém do meu lado 24 horas por dia. Não preciso mais ficar olhando por cima do ombro, vigiando tudo. Ela faz isso para mim. Ela cuida de mim, e isso alivia demais a pressão sobre meus ombros. Estou muito mais calmo.”
“Eu só queria saber que ela também era um cão resgatado. O fato de ser resgatado, de um tomar conta do outro, era muito importante. Ou seja, eu precisava de ajuda. Passei por muitas coisas, estive no inferno, e precisava de ajuda. O mesmo aconteceu com ela. Ela era um cão de rua, e provavelmente sofreu abusos. Ela estava coberta de sarna, e bem magrinha, dava para ver as costelas, e tinha cicatrizes no rosto. Então, estávamos os dois no mesmo barco, por assim dizer. Mesmo que ela seja um cão e eu, um homem, ambos sentimos a mesma dor. Ambos sentimos a solidão, não sermos amados, estarmos sozinhos. Somos espíritos irmãos, e ajudamos um ao outro. Ela fez tanto por mim em tão pouco tempo, mais do que meus amigos conseguiram fazer minha vida inteira. Ela literalmente salvou minha vida.”
Outros projetos de treinamento de cães de serviço semelhantes aos mostrados no vídeo já estão em funcionamento em vários estados dos EUA e na Argentina. Veja os links no final do artigo. E se você estiver pensando em ter um animal, adote de um abrigo, ONG ou protetor e dê uma nova chance a um cãozinho ou gatinho. Veja vários links para adoção responsável na barra lateral do blog.
O documentário está disponível na Netflix, com legendas em português, inglês e espanhol. Recomendo!
Ficha:
Shelter Me (2012)
Direção: Steven Latham
Roteiro: Marion Zola
Para saber mais:
– Assista o filme na Netflix
– Veja a página do filme no IMDb
– Site oficial do documentário Shelter Me
– Site do Canine Support Teams
– Artigo sobre Transtorno do Estresse Pós-traumático na Wikipedia
– Programa de treinamento de cães de serviço em penitenciária na Argentina
– Projeto Cão Guia, para treinamento de cães de serviço para deficientes visuais no Brasil
– Projeto de treinamento de cães-guia e cães de serviço em penitenciária de Wisconsin, EUA
– Projeto de treinamento de cães de serviço para veteranos de guerra em penitenciária de Maryland, EUA
– Artigo sobre Shelter Me no Examiner.com
Trailer – Shelter Me